USO E LAVAGEM (FRALDAS DE PANO)

Para garantir a durabilidade e funcionalidade das suas fraldas de pano, é importante seguir alguns instruções, simples, porém fundamentais!

ORIENTAÇÕES DE USO

- Ao retirar a fralda suja do bebê, armazena-la num balde seco com tampa até o dia da lavagem. Se for apenas xixi, não precisa enxaguar. Se tiver cocô, antes de armazenar no balde seco, você precisa retirar o excesso na hora enxaguando a fralda, ou despejando o cocô no vaso sanitário – quando este for mais sólido.

- Quando for sair, tenha em mãos um saco impermeável para armazenar as fraldas sujas até chegar em casa.

- Não é necessário o uso de pomadas para assadura. Primeiro porque você quase não terá problemas de assaduras com as fraldas de pano, e segundo porque o resíduo da pomada pode “impermeabilizar” o tecido da fralda, fazendo com que ela perca sua capacidade de absorção. Caso seja necessário, procure uma pomada mais suave (de calêndula, por exemplo), menos oleosa, e utilize uma camada bem fina.

- Após cada troca é importante secar bem a pele do bebê antes de fechar a
fralda.

- Para não ter vazamentos, certifique-se de que os elásticos da fralda estejam bem justos em seu bebê, não pode ficar largo e nem apertado demais. As fraldas “tamanho único” possuem elásticos caseados nas pernas e na cintura, e você vai ajustando-os de acordo com o tamanho de seu bebê.


LAVAGEM

- Utilize máquina de lavar. Se for lavar na mão, não torça e não esfregue a barra do sabão na fralda.

- Coloque as fraldas que estavam armazenadas num balde seco, dentro da máquina de lavar. Tire os absorventes de dentro das pockets.

- Primeiro faça um ciclo de enxague na máquina com todas as fraldas a serem lavadas, com o intuito de retirar os excessos.

- Em seguida, coloque um ciclo de lavagem, preferencialmente o de “roupas delicadas”.

- Use pouquíssimo sabão.  Sabão de coco liquido é uma boa opção. Para uma máquina cheia, uma tampinha de garrafa PET de sabão, em outros níveis de água, utilize ainda menos sabão. Essa quantidade limpa e não estraga as fraldas.

- Junto com o sabão, você pode utilizar de 2 a 5 gotinhas de óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) ou de Cravo. Ambos têm ação fungicida e bactericida.

- Você também pode escolher uma forma mais ecológica, substituindo o sabão por bicarbonato de sódio: 1 colher rasa de sopa para uma máquina cheia.

- Nunca use amaciante, ele estraga as fraldas! 

- Para alguma manchinha que talvez possa ter restado, deixe-as secar ao sol, e desfrute de sua ação alvejante! Os absorventes podem ficar ao sol sem muitos cuidados. Já as fraldas, evite expor as estampas para que não desbotem. E não deixe por muito tempo para não ressecar o impermeável.

- Na secadora, os absorventes podem ficar o tempo que for preciso, já as fraldas, devem ser colocadas apenas nos últimos 10 minutos para que não estraguem.

- Nunca passe suas fraldas a ferro!!!

- Na primeira lavagem as  fraldas novas precisam ser lavadas sem sabão, só com água, por duas ou três vezes.


O QUE EU NUNCA DEVO FAZER COM MINHA FRALDA!

Esfregar pedra de sabão na fralda.

- Secar por muito tempo na secadora (as fraldas com impermeável).

- Usar pomadas oleosas (ex: hipoglós).

- Deixar de molho por mais de uma hora.

- Lavar em tanquinhos, eles danificam as fraldas.

- Usar amaciante durante a lavagem.

- Passar ferro.

- Deixar os absorventes de microfibra em contato com a pele do bebê.

2 comentários: